terça-feira, 29 de junho de 2010

Cuidados com os Animais no Inverno


        Chegando o período do frio, mesmo em regiões de inverno ameno, são necessários alguns cuidados especiais com  os bichinhos de estimação. Assim como nós, eles também sentem as mudanças no termômetro. Pensando nisso, foram reunidas aqui algumas dicas básicas para que nossos cães  e gatos fiquem mais saudáveis e quentinhos:

  • A primeira atitude é vacinar o animal contra traqueobronquite, tosse comum nos animais que pode surgir a qualquer momento, mas é mais comum no inverno.

  • É preciso aumentar a quantidade de comida do cão ou gato em aproximadamete 20%, a menos que ele esteja acima do peso.

  • O passeio com o cão deve ser feito nos horários mais quentes, das 11 as 15 horas.

  • No inverno, deve-se diminuir a frequência dos banhos e evitá-los nos dias frios. Também é melhor diminuir as tosas nesse período. São preferíveis banhos nos pet shops. Em casa, o animal pode não ser secado corretamente e isso  pode ocasionar a presença de fungos. Além disso, o secador de casa não tem a tempertura adequada e pode até causar queimaduras no bichinho.

  • Ao terminar o banho e a secagem, seja em casa ou no pet shop, é recomendável esperar de 20 a 30 minutos antes de sair à rua com o animal. Assim ele não fica exposto a choques térmicos. 

  • A casinha do cão deve ser mantida limpa e mais aquecida com mantas ou cobertores. Se ele preferir dormir em locais abertos, como garagem ou lavanderia, é importante ter uma caminha bem quente e aconchegante para aplacar o frio da ventilação.

  • Roupinhas nessa época do ano passam a ser mais que um luxo e servem para ajudar a aquecer o animal (mas apenas se ele gostar de usar!). Gatos não toleram roupas, mas sabem escolher lugares quentinhos para se aconchegarem.

  • Os animais mais velhos podem sofrer de problemas osteoarticulares, como artrose, hérnia de disco ou calcificação na coluna. Neste caso, eles sentem dor quando expostos a temperaturas mais baixas e precisam receber mais cuidados ainda.
         Estes são alguns cuidados importantes para que nossos melhores amigos passem o inverno sem doenças nem desconfortos. Mas é preciso lembrar ainda que carinho é um cuidado que faz bem em qualquer época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário